ALMANAQUE DO AVIÃO

ALMANAQUE DO AVIÃO

Sobre os Autores

Este livro é uma obra conjunta de Ernesto Klotzel e Tomas Pietro ambos com grande conhecimento de sobre aviação. Klotzel atuou como profissional de manutenção de transportes aéreo na cargo de flight engineer. Pietro faz ilustrações de aeronaves, coleciona miniaturas e possui um vasto conhecimento sobre literatura de aviões.

Almanaque do Avião

RESENHA

Esta é uma literatura que adorei absorver não só pelos detalhes sobre a aviação de um modo geral, mas também pelos fatos históricos que foram introduzidos em forma de drops ao longo das páginas. Assim como toda grande invenção o avião teve e ainda tem influência sobre acontecimentos históricos militares e comerciais. O “Almanaque do Avião” tem um pouco de história, curiosidades e belas artes, pois todas as aeronaves desenhadas à mão.

Klotzel e Tomas tiveram o cuidado de colocar breves explicações em todos os tópicos abordados como o máximo de informação possível para um texto curto. Foi realmente uma boa tática, pois a cada tópico lido eu não senti em nenhum momento que a leitura era cansativa, muito pelo contrário sentia uma grande vontade de avançar mais e mais nos tópicos. Outro ponto que ficou excelente foi os drops de fatos históricos e de dados sobre as empresas aéreas ou mesmo dados sobre aeronaves isto serviu para alimentar ainda mais a curiosidade do leitor que se delicia a cada drops.

Pan_Am_Boeing_747_at_Zurich_Airport_in_May_1985

Um ponto interessante do livro foi mostrar como os aviões evoluíram de acordo com as necessidades socioeconômica dos governos e do comércio. As tecnologias que surgiram para a aviação durante as guerras, aviões imunes a radar, superação da velocidade do som e como empresas como Pan Am tiveram um grande papel na criação de novas aeronaves. Klotzel e Tomas também deram um bom destaque para a aviação do Brasil o modelos de aeronaves e como o nosso país tem sido forte no desenvolvimento de tecnologias do ramo.

Todos os detalhes que você imagina ou que tem curiosidade de saber como funciona sem poupar nada. A fuselagem, cabine, pneus, tanques de combustível, tripulação tudo está lá com uma explicação simples e direta para o entendimento de que é fã de aviação e também para os curiosos (assim como sugerido na capa) entenderem e não restar dúvidas do que foi lido. Em suma o livro tem todos detalhes internos e externos, como, quando, porque, o que é, tudo isso é respondido e assim fazendo sim jus ao nome “Almanaque do Avião”.

BIBLIOGRAFIA

KLOTZEL, Ernersto; PRIETO, Tomas; Almanaque do Avião. 1º edição – São Paulo: Panda Books, 2013. 120 pp.

HORA DOS COMENTÁRIOS

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.