BREVE HISTÓRIA DO ROCK

RESENHA: BREVE HISTÓRIA DO ROCK

 breve-historia-do-rock-col-saber-de-tudo

Sobre o Autor

Ayrton Mugnaini Jr., paulistano de 1957, tem uma vida dedicada a arte da música. Tem músicas e gravadas por diversos artistas como Nasi e Falcão mais de dez livros publicados além de ter colaborado com outras publicações como Somtrês e O Pasquim do jornal da Tarde. É jornalista, compositor, pesquisador, participou de grupos musicais como o Língua de Trapo, Magazine de kid Vinil além de ser curador do Arquivo do Rock Brasileiro fundado pela Associação Cultural Dynamite.

  

RESENHA

Este é um livro que apesar de curto consegue passar por quase todas as fases rock in roll. Aborda todas as décadas desde 1950 até 2000 e os artistas e bandas de mais destaque em cada uma delas. Também podemos encontrar no livro as influências que fizeram surgir o rock assim como outros estilos musicais que surgiram por causa do mesmo e como é o ritmo de cada vertente.

Mugnaini Jr. teve toda a atenção para descrever quando começaram as influências e até mesmo de artistas que não eram roqueiros, mas que de alguma forma direta ou indireta colaboraram o com rock. O autor ainda detalhou as transições de décadas o que estava em alta e o que seria influência e destaque dos próximos anos. Outro ponto interessante é que cada vertente é descrita como funciona sonoramente o que exige um pequeno conhecimento a mais sobre música, quando a mesma é mais cadenciada, mais pesada quando tem um ritmo 4/4 e também vertentes que deram origem a outras vertentes.

“Breve História do Rock” é sem dúvida um dos livros mais culturais que já li. Trata-se de uma viagem cultural através das décadas onde pode-se conhecer muito sobre rock in roll além de uma passagem rápida por outros estilos musicais. Leitura compacta e dinâmica sempre estimulando a curiosidade este é livro que recomendo não só para os roqueiros, mas os amantes de música em geral.

  

Rock in Roll

CITAÇÃO

Segundo Mugnaini Jr. “Dissemos que o rock’n roll é forma de tocar; podemos acrescentar que é também um estado de espírito, uma forma de ver e enfrentar o mundo e as coisas”, p.14 2007.

 

BIBLIOGRAFIA

MUGNAINI JR, Ayrton; Breve história do rock. 1º Edição – São Paulo: Editora Claridade, Coleção Saber de Tudo, 2007. 79pp

HORA DOS COMENTÁRIOS

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.